Quando li a frase "a boa mãe é aquela que, com o passar do tempo, vai se tornando desnecessária", minha alma assustou-se!!!!
Mas aí pensei: não foi isso o que sempre desejei ? Que meus filhos caminhassem com as próprias pernas? Que fossem livres, responsáveis, donos dos seus próprios narizes? Que conseguissem fazer escolhas conscientes, que fossem cidadãos do mundo, respeitáveis, dignos e independentes?
Sim, esses sempre foram meus desejos, e hoje refleti muito sobre sua vida, minha filha, e percebi uma ponta de orgulho em mim e em seu pai. Falamos muito de você, e relembramos de muitas passagens deliciosas! E foram tantas, mas tantas, que não choramos de saudade, choramos de alegria! É uma delícia saber que você está galgando o que sempre desejou!
Voce se lembra, quando aos 14 anos, você chegou e disse: "quero fazer Intercâmbio!"?
Seu pai e eu ficamos mudos, mas percebemos e confabulamos que você conseguiria. Não mexemos uma palha, achávamos voce uma criança, "ah...isso é fogo de palha", e voce, bem quietinha e muito esperta, foi investigar como viver esse primeiro sonho.
Na primeira reunião de Intercambiários do Rotary que vc descobriu, já se informou de todos os detalhes; não era na nossa cidade, dissemos que logo teria uma aqui, voce não se convenceu; ligou para o querido amigo Toninho Assaf, que iria levar a filha para a tal reunião, pediu uma carona, e foi. Assim que voces retornaram ele nos disse: "minha filha não sei se vai, mas a Pat com certeza irá. Era a mais "perguntadeira da reunião".
Daí em diante, voce conseguiu nos envolver no seu sonho, e ele se realizou em pouco mais de um ano. Aí veio nossa primeira separação. Foi difícil para nós, muito difícil; mas foi o início da aprendizagem da "poesia do Arqueiro " de Gilbran Kahlil:
"Os filhos de voces não são seus filhos:
são os filhos e filhas da própria força da Vida.
Nascem por meio de voces, mas não são de voces.
Moram com voces e todavia não lhes pertencem.
Podem dar-lhes o seu amor,
mas não a idéia de voces,
pois eles têm as próprias idéias.
...Voces são o arco de onde, qual flechas vivas,
seus filhos são lançados para frente.
...Deixem se esticarem com alegria
nas mãos do Arqueiro,
pois Ele ama com igual medida
tanto as flechas que voam
quanto o arco que permanece firme."
Para mim e para seu pai, fica a certeza de nos considerarmos "desnecessários" e conscientes de que voces são também filhos da Vida; mas também com a convicção de que você e seus irmãos sabem, que estamos aqui, inteirinhos para voces! Estamos sempre de coração aberto, para acolher os momentos felizes e também os não tão felizes.
O amor é um processo de libertação permanente, e vai se transformando em cada fase da vida.
Parabéns por ser assim. Parabéns pelas conquistas.
Muitas felicidades e muitos, mas muitos anos de Vida!!!!!
Amiga....
ResponderExcluirsou a mãe que também acha que os filhos não nos pertencem....eles vem como um presente maravilhoso de DEUS, a gente os proteje, orienta e depois eles alçam voo....e não existe realização maior que ver nossos filhos caminhando e se realizando,longe ou perto,pq LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE PARA CORAÇÕES QUE SE AMAM'....suas palavras me emocionaram...
beijos
Are baba mamadi! que coisa mais lindas estas tudas palavras! Emocionou a mim e ao Junior! Esperamos saber criar nossos filhos para serem felizes como vcs fizeram com a gente!
ResponderExcluirbjs!
Gostei de ver tia.... Arrebenta nesta nova empreitada virtual! PArabens pelo blog e para a Paty e CLARO!
ResponderExcluirAcho que ja esta na hora da ponte aerea Rio Preto - Vienna comecar!!!!! Quem sabe esta na hora de colocar mais algumas receitas naquele livro? Acho que ja serve como uma boa desculpa de viagem!
Beijos do Ernesto
Oi, Sonica,
ResponderExcluirEstou vindo para agradecer seus votos de recuperação, e para dizer que já estou de volta ao blogs.
Boa viagem!
Beijos
Opa! Parabéns para ti!
ResponderExcluirMeus parabéns amiga pelo seu trabalho. Sou seu seguidor do seu blog e gostaria que vc tb fosse a minha seguidora do meu blog. Um abraço de Manoel Limoeiro de Recife-PE.
ResponderExcluirSonica,
ResponderExcluirVim aqui pela descoberta do blog da sua filha Pati... e, como ela mesma disse, você escreve muito bem. Me emocionei ao ler este post... meus olhos ficaram líquidos... esse desprendimento com relação aos filhos é belo e paradoxal.... pelo que li você deve estar viajando, mas tomara que continue a escrever.... adoraria vir aqui sempre !!!!!
Parabéns !
Beijo,
Solange Maia
Quando puder visite meu “Eucaliptos” :
http://eucaliptosnajanela.blogspot.com
Concordo plenamente com você. Bem, sem conhecimento de causa. Eu não sou mãe, estou um pouco longe disso ainda, embora meu grande sonho seja acordar de madrugada por anos a fio...rs
ResponderExcluirAinda sim concordo. E quero ser como minha mãe é...como um ninho....sempre vôo...mas sei que sempre terei aquele cantinho de gente para voltar...
Beijão, adorei seu blog!
deus abençoe toda a minha descendência,em nome de jesus!!!
ResponderExcluirDEUS ABENÇOE MINHA FILHA DE DOIS ANOS CAROLINE NO NOME DE JESUS!!!
ResponderExcluirDEUS ABENÇOE MEU MARIDO BETO EM NOME DE CRISTO JESUS!!!
ResponderExcluirmeu deus abençoe todos os meus reais verdadeiros amigos fiéis em nome de jesus!!!
ResponderExcluirDEUS ABENÇOE E GUARDE MEUS REAIS VERDADEIROS AMIGOS NO NOME DE JESUS CRISTO!!!!
ResponderExcluir