ou O Livro dos Prazeres, Clarice Lispector.
Há muito não encontro um livro de cabeceira, e agora re-encontrei. Que delícia!
Quando criança, Monteiro Lobato "morava" no meu criado-mudo; ganhei a Coleção Verde do meu pai: 17 volumes! Fiquei agradecida e encantada por anos. Lia toda noite, e quando terminava um deles, sentia aquela alegria infantil indescritível; iniciava outro, com uma alegria ainda maior (e alguns "letrados" deste país estão tentando convencer aqueles que lêem, que Lobato era preconceituoso, que não deveria ser lido pelas crianças; L. Luft, F. Gullar entre outros já o defenderam sabiamente, grazie a Dio!). Lí para meus lilhos quando pequenos, eles se interessaram em ler na época do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e esses dias, com essa polêmica em ação, reabri o "Reinações de Narizinho". Que aperto senti no peito...saudades de uma época...de uma casa...de um quarto...do meu pai!
Na adolescência tive a fase da poesia do C. de Abreu, do Neruda, do Vinícius; M. de Assis, José de Alencar, Eça de Queirós, Jorge Amado, Veríssimo, e tantos outros que eram lidos com a luz fraca do abajour.
O tempo foi andando... universidade, casamento, filhos, e novos autores foram chegando, abrindo seus espaços e fazendo parte da minha vida. Continuo rodeada por eles.
Fui conhecendo Clarice aos poucos, e agora tive um envolvimento marcante; este livro é um hino ao amor, onde uma mulher (Lóri), faz uma longa viagem ao mais profundo de si mesma e chega à consciência total de ser; um homem (Ulisses), professor de filosofia, que possui fórmulas para explicar o mundo, transforma-se em algo mais simples, um homem simples. Um livro que se fecha com dois pontos a narrativa que começara com uma vírgula.
"...existir é tão completamente fora do comum que se a consciência de existir demorasse mais de alguns segundos, nós enlouqueceríamos".
Clarice é ótima! beijos,lindo domingo,chica
ResponderExcluirOi,Sonica!Td bem?Eu só li um livro da Clarice e não gostei,mas tenho pensando seiramente em dar uma segunda chance a ela, já tenho algumas sugestões vou anotar essa tua.
ResponderExcluirUma ótima semana!
Beijos
Oi flor
ResponderExcluirAcabei de postar mais dicas...seja sempre bem vinda ao meu cantinho.Bela semana
Beijosss
Que lindo Soni! Eu não era muito fã do Jorge Amado, a exceção foi Capitães de Areia (que amei), mas em compensação... sua mulher, a Zélia Gattai arrebatou meu coração, minhas gargalhadas e meu afeto literário para todo o sempre! Eu a considero genial, a forma como faz graças com as letras, com as coisas simples do cotidiano; além de ser uma fofa, uma graciosa! Certa vez lhe escrevi uma carta, dizendo da minha admiração por seus livros. Você acredita que em menos de uma semana recebi de volta um cartão dela? Achei aquilo de uma gentileza, de uma delicadeza sem tamanho, ela já tinha meu coração, mas os seu gesto só me fez ter certeza de que eu tinha razão para admirá-la tanto. Vou procurar por Clarice, depois te falo. A propósito querida, sei que minhas cores parecem carregadas, fortes, mas acredite, as revisitações tem me feito muito bem, um fortalecimento e uma leveza de alma incríveis (tudo feito com uma serenidade inédita). Chore não, o coração de menina está em paz, tem coisas que a gente leva uma vida inteira prá fazer, mas que uma hora são necessárias. Obrigada pelo seu coração amoroso sempre! Um beijo
ResponderExcluirEmpatamos,eu também tenho três filhos...
ResponderExcluirBeijinhos deliciosos de mulher*
(ainda vão demorar os netos...)
Não sei o que seria de mim sem os livros que compuseram a minha poesia. Adorei teu espaço!
ResponderExcluirBeijos pra Ti
Menina... preciso fazer as pazes com a leitura.
ResponderExcluirOs livros tem o poder de ensinar a sermos melhores, e me inspira muito.
Ando tão fraca de escrita.
Beijos e lindo fim de semana.
Obrigada pelo carinho...
Um maravilhoso final de semana
ResponderExcluirBeijinhosss
Muito bom ! Peço que retribua meu comentário no meu blog sobre tênis - breakpointbrasil.blogspot.com/, e que se possível SIGA MEU BLOG, assim também seguiria o seu ...
ResponderExcluirMuito Obrigado ! :-)
Olá, amiga,
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc... quanto aos comentários infelizes de alguns debilóides, ditos intelectuais, fizeram sobre a magnífica obra de MONTEIRO LOBATO.
Tb tive a coleçao verde e amava terminar de ler um livro e começar outro...
Eu viajava com os personagens...
BOM INÍCIO DE SEMANA
BJ
Oi Sonica,
ResponderExcluirAmo LORI! Ulisses!
Livro lindo de morrer.
Meu preferido. Nosso passarinho chamava Ulisses por causa desse livro lindo!!! Lindo!!
Adoro seu blog. Adoro!
beijos,
Norita
Começou com uma vírgula e logo de cara percebi que vinha "coisa" pela frente...e veio mesmo...rs
ResponderExcluirEla me deixou de ponta cabeça!!
Adorei
Beijin pro'cê
Fer Luposeli