Minha cidade comemorou seu aniverário de fundação dia 19 de Março.
Fui recebida por ela quando completava 40 dias. Meu pai havia sido transferido de Jundiaí para cá, e minha mãe aguardou meu nascimento para virmos em definitivo.
A viagem era custosa, a estrada muito ruim, a preferência era por trem (tenho deliciosa memória sobre as viagens que fizemos), e às vezes íamos com o caminhão do Exército, que eu achava o máximo também, pois quando passávamos pelo pedágio (que já existia!), o meu pai, ao lado do motorista (Noé) dizia todo imponente: "Ministério da Guerra!", e entre continências seguíamos a viagem, que demorava 10 horas ou mais (Hoje fazemos a viagem p/ Sampa "por terra" em 5 horas, numa estrada excelente, e de avião, 50 min!).
"Ficava" longe demais da capital (450Km), "era quase sertão" segundo nossos parentes, que eram vizinhos de Saõ Paulo. Minha mãe conta que sofreu muito, pois tinha 10 irmãos, quase todos já casados e com filhos, e nenhum se afastou mais de 20 Km de onde nasceram: Jarinú, uma pequena cidade, distrito de Jundiaí, onde eu nascí. Mas a família vinha muito pouco para cá, nós é que íamos sempre. Ficamos mesmo, porque meu pai, militar, foi convocado para trabalhar (servir) na CER 2, para "construir estradas" : a BR 153, e não existia plano B, não havia possibilidade de voltar ou de nova mudança.
Saõ José do Rio Preto é uma cidade bonita, próspera, quente prá dedéu, mas que eu adoro!
Segundo o Censo de 2010, tem 408.000 habitantes. O PIB per cápita é estimado em R$15 mil, superior à média nacional. O IFDM é de 0,9182, inferior apenas ao de São Caetano do Sul.
É um centro multieconômico, produz para o mercado interno e p/ exportação alimentos, móveis, lingeries, jóias, peças de motores, equipamentos para cirurgias cardíacas. Cidade de vocação múltipla, importante centro médico-hospitalar. Possui 3 distritos industriais e mais de uma dezena de mini distritos; são 15 mil estabelecimentos comerciais e a população economicamente ativa é de aproximadam/ 230 000. E etc, etc, etc.
Obrigada Rio Preto! Muito obrigada por tanto acolhimento, e Parabéns pela prosperidade!
(Essa "riopretense da gema" não tem 100 anos não, só passou um pouco da metade disso...)
Oi Flor
ResponderExcluirSaudades minha lindona...
Minhas ferias foram maravilhosas,curti muito o marido,comi como uma louca,fiz muita festa e agora vou recomeças com alguns estrafos no peso,mas valeu as ferias...estou de volta no meu cantinho com cara nova,venha me visitar sempre...adoro vc amiga.
Beijosss
Que delicia de viagem através do seu relato, Sonica.
ResponderExcluirViajar de trem naquela época? que época? Até parece que isso faz tanto tempo assim.
Querida, amei sua pequena história, bem que eu gostaria que escrevesse mais coisas da sua vida. Tenho tanta curiosdade.
Beijos
Sonica,
ResponderExcluirParabéns pelo aniversário da "sua" cidade, uma das mais progressistas do interior do estado de São Paulo.
Beijo.
Eu tb amo a minha cidade,sou riopretense de coração e alma.Eu Lembrei mesmo que dia 19 era aniversário de RP, só não lembrava a idade, é novinha nossa cidade né!!!!Beijos.
ResponderExcluirSONICa....
ResponderExcluirVC ME FEZ RELEMBRAR BONS TEMPOS....QUANDO TAMBÉM VIAJAVA DE RIO PRETO PARA SAMPA COM MEU PAPI...IA DE TREM...DE SEGUNDA...BANCOS DE TÁBUA...REFEIÇÃO NO BANDEJÃO POIS SÓ A PRIMEIRA CLASSE PODIA FREQUENTAR O RESTAURANTE, GUARANÁ ANTARCTICA...ERA UM LUXO....UMAS 10 HORAS DE VIAGEM....CHEGAVA EM SÃO PAULO ENQUANTO MEU PAI FAZIA SUAS COMPRAR (PARA OFICINA QUE TINHA)EU FICAVA NO AP DA TIA LOLA NA GASPER LÍBERO E ADIVINHA QUAL ERA MINHA DIVERSÃO?????CONTAR ROMIZETAS......ERA MUITO FELIZ.....AINDA SOU.....MUIIITTOOO FELIZ
BEIJOS AMIGA
Que demais Vera! Vc também deveria escrever um blog! I Havia me esquecido das romizetas... E do guaraná Antártica, que até hj eu sinto junto com o gosto, o cheiro do trem...
ResponderExcluirHelo, Iram, Regina,, obrigada pelo carinho!
Carmen, venha logo visitar nossa cidade...
Bjs a todas,
Que legal tua homenagem à tua cidade. è bom quando se gosta do lugar que moramos. beijos,lindo fds!ch
ResponderExcluirOi So... nossa, que viagem no tempo gostosa essa a sua, hein. E falou da cidade com tanto entusiasmo que até eu fiquei com vontade de conhecer!!! Tem tantas cidades bonitas nesse Brasil, né... A gente nem imagina... Eu que não sou nada viajante, não conheço mais do que Guarujá, Rio de Janeiro, Búzios e São Paulo. Adorei a homenagem. Parabéns!!! Ah, tem selinho pra você no meu blog, tá. A URL da imagem eu trouxe aqui, caso não consiga pegar lá, mas terá que pegar as regrinhas... Gde bj da Fabi e com saudades...
ResponderExcluirObrigada pela visitinha lá, tá. Assiste o filme que é bom. Acho que vai gostar tb.
http://4.bp.blogspot.com/-03W6dhjmNXc/TZUxdO6PQUI/AAAAAAAAARg/WcVSVSrktrA/s320/SeloC%25C3%25A1psuladePimenta.PNG
Oi flor
ResponderExcluirFaz bem curtir o netinho...
Tenha um belo final de semana
Beijosss
Oi,Sonica1N ão sabia que tu era de São José do Rio Pret ach oque é uma cidade bem bonita e acolhedora pelo que ouço falar.
ResponderExcluirUma ótima semana!
Obrigada pelo carinho de sempre!
Beijosss
Oi So... que pena que não conseguiu pegar a imagem!!! Não conseguiu nem inserir com o código da imagem que te enviei?? Faz o seguinte, manda um email pra mim no fabilasalvia@gmail.com que te respondo com a imagem em anexo pra você colocar aqui no seu blog, ok. Não vai ficar sem selinho não!!! Beijos e aguardo seu email. Fabi.
ResponderExcluir