Recebi por SMS a notícia de morte de uma professora. Uma Professora com P maiúsculo.
Como terminei psicologia há 5 anos, era uma professora recente.
Mulher enigmática, cabelo hiper curto, olhos azuis, cara fechada.
Nos corredores da faculdade, dizia-se que o curso era moleza até chegarem as aulas da Cambraia. Regina Cambraia era um mito na faculdade, principalmente quando não a conhecíamos de perto.
Em uma de suas primeiras aulas, ela colocou um desenho da Pixar, aquele do velhinho que joga xadrez com ele mesmo, e eu me encantei. Tanto pelo desenho como pelas suas sábias tiradas.
Em uma de suas primeiras aulas, ela colocou um desenho da Pixar, aquele do velhinho que joga xadrez com ele mesmo, e eu me encantei. Tanto pelo desenho como pelas suas sábias tiradas.
Na primeira prova, tirei nota baixa, muito baixa. Indignada, fui acertar contas, e ela nem me deu bola!
Finquei meus dois pés atrás!
Finquei meus dois pés atrás!
Fiquei muito brava. E entrei no time dos inconformados com a chatice da Cambraia.
E foi na segunda prova, que minha ficha caiu. Era uma prova inteligente, e sim, fazia pensar nas entrelinhas, e comecei a mudar de opinião. Tirei um pé de trás .
E melhorei a nota.
Em 2006, fui fazer um curso de Grafologia que ela ministrava, e então conheci a verdadeira Regina. Pessoa doce, engraçada, inteligente, estudiosa. Percebi como preparava as aulas, quanto carinho tinha pelos alunos interessados, como sentia prazer em ensinar!
Tirei o outro pé. Ficamos amigas, e a turma também começou a vê-la com outros olhos.
No quarto ano, mudei de faculdade. Mas a Regina havia me marcado. Na formatura convidei-a e ela compareceu, agradecida e alegre.
Fui a oradora, e ela gostou muito do discurso. Envaideci-me com suas palavras de elogio.
Quando nasceu sua neta, enviou-me fotos. Ficou feliz demais!
Sinto muito pela sua retirada de cena, e por sua partida.
Lembrei-me de outros professores, inclusive da primeira, Irmã Adélia, que já me foge seu real semblante ...
Tão bom quando temos recordações assim lindas das nossas professoras, pessoas importantes pelas quais passamos.não? Vale muito, pro resto da vida! Essa tua descansa em paz! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirObrigada querida! Bjão,
ExcluirQuando voltei do Brasil fiquei encantada com o nosso ensino público e foi onde matriculei os meus filhos; ficaram nele até ao fim dos cursos. Hoje é com grande tristeza que vejo o desprezo com que o atual governo trata os professores. Com a crise, com o FMI, só se preocupam com o déficit e o corte nos salários dos professores e dos demais empregados públicos têm sido constantes; professores a irem para o desemprego aos milhares e as escolas sem eles; estamos a em Outubro, um mês e meio depois do início do ano letivo e há ainda alunos sem professor com tantos pedindo um emprego.- Há anos que foi criada cá a escola inclusiva onde os meninos com problemas tinham que frequentar a mesma escola dos ditos meninos normais; um projecto excelente, mas que acabou por tornar a escola em exclusiva e discriminatória devido a estes cortes sem lógica do atual ministério da educação; estão esses meninos na escola, sem pessoal especializado e os outros professores com turmas enormes sem poderem dar-lhes a atenção que merecem.Com muito pesar digo que o nosso ensino público está a ficar como o do Brasil na altura em que aí estava. Penso que continua igual. Os políticos esquecem-se que, depois dos pais, são os professores as pessoas responsáveis pela formação dos nossos jovens e muitas vezes eles têm ainda de fazer aquilo que os pais não fazem; são eles que socorrem as crianças que em casa têm problemas, dando sinal de alerta à mais pequenina alteração de comportamento.. Enfim, amiga...muito haveria a dizer sobre esta classe tão maltratada aí e cá, infelizmente. Os meus parabéns a todos os professore e também o meu agradecimento pelo árduo e bom trabalho que continuam a fazer apesar da situação em que se encontram. Beijinhos e fica bem!
ResponderExcluirEmília
Estamos mesmo om problemas parecidos, Emília ! Bjs e obrigada pelo seu comentário .
ExcluirOlá!
ResponderExcluirTenho um carinho tão grande pelos professores. Me lembro muito bem desde a minha 1ª série todos estão no meu coração!
Que descanse em paz!
Tenha um lindo dia!
Com carinho
Rê
Blog: Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!
Obrigada pelo carinhos,
Excluir