Amanhã há de ser
Outro dia
...Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente..."
Durante a caminhada de hoje, recebendo aquela energia deliciosa do amanhecer, essa canção bateu na minha memória, e foi recebida com aplausos! Eu não segurei a onda, e chorei...de alegria, de emoção, de nostalgia...
Recordei a luta que travei com meu pai para comprar esse disco do Chico,"sujeito" que ele dizia não gostar, pois como militar, tinha que manter o brio e chamá-lo de "sujeito subversivo"; essa palavra me assustou prá caramba, mas eu me recusei a procurá-la no Dicionário, com medo de perder o encanto por Chico!
Dois dias depois da "nossa luta", já com o seu jeito bonachão, me encontrou colocando um Beatles na vitrola, passou a mão na minha cabeça, e sorrindo disse: "Tá bom, Soninha, vai lá comprar seu disco!" E eu, na maior felicidade: "É aquele do "subversivo", pai, tudo bem?" E ele: " Mas é um subversivo instigante"... e deu a gostosa gargalhada costumeira! Aí sim, fui correndo consultar o Aurélio, e percebi, aliviada, que tinha mais um motivo para gostar do Chico.
Pensei ainda naqueles que até hoje pensam que sem eles "a manhã não vai renascer e esbanjar poesia", e que meu pai saiu de cena entendendo que "o céu clareia de repente, impunemente, e que o dia vai raiar sem nem pedir licença..."
Água nova brotando
e a gente se amando,
sem parar...
Apesar de você!"
Oi Sô. Sabe que eu também adoro o Chico Buarque! Mas essa música, assim, lendo a letra, não estou me lembrando não. O fato é que lembrar de músicas, letras e momentos são realmente cheios de emoção. Sabe que dependendo da música, consigo até sentir o cheiro de algo que se relaciona com a música ou com o momento em que ouvi a música. Ser humano tem dessas. Eu sou nostálgica. Recordo-me de muitas coisas... mas me assusto quando tento lembrar de certas coisas e não consigo. Fico com medo de esquecer coisas que são importantes pra mim hoje: meus pais, minha filha, meu marido, irmão, amigos... Lembranças é tudo. O que somos nós sem passado e sem lembranças? Um vazio sem história. Gde bj da Fabi
ResponderExcluirSonica...
ResponderExcluirque texto delicioso, me fez passear pela minha infância, onde ouvia Chico (que me foi "apresentado" por minha mãe) e tentava entender o que se passava por aquelas canções... até que um dia fui percebendo a magia daquelas palavras, a inteligência, a delicadeza...
uma das coisas que mais amo é ouvir minha pequena (6 anos) cantando : "Não se afobe não, que nada é prá já... o amor não tem pressa, ele pode esperar...)
essas lindezas perpetuam, não é ?!
e vão passando... de geração em geração...
beijo enorme
Que lindo o post mama!
ResponderExcluirQue saudades do vô Queu! Subversivo instigante!! Adorei!
bjs
Oi Sonica que post mais lindo cheio de recordações, gosto tambem do chico, principalmente as suas primeiras músicas , não que dizer que não goste das outas, são maravilhosas. MUito obrigada pela visita e o comentário tão gantil. Um abraço amiga. Celina
ResponderExcluirOi flor
ResponderExcluirQue texto lindo..quero agradecer a visita e o carinho lá no meu cantinho...
Beijoss
Que lindo querida ... apesar de você e apesar do amor que eu sinto por você, a vida a de caminhar.... como é bom morrer de amor e continuar vivendo, não?
ResponderExcluirLindona,
ResponderExcluirvim agradecer os votos de feliz aniversário. Vocês foram tão generosas que eu tinha que vir de blog em blog agradecendo.
Aodrei o "depois do blog da minha filha..."
E adorei a música que te inspirou na cmainhada, vai virar post lá no blog!
Beijos
Oi,Querida!Adoro Chico Buarque! As letras dele são maravilhosas, a única coisa q deixou a desejar pra mim foram os livros odiei o leite derramado.Mas, nignuémm é perfeito não é mesmo...
ResponderExcluirUm ótimo fim de semana!
Beijosss
Não sei se estou muito emotiva, mas me emocionou esse teu texto.LINDO! um beijo e lindo fds daqui da praia onde estamos...chica
ResponderExcluirNossa você escreveu tão lindamente, que não resisti a procurar algo dele aqui para ouvir.
ResponderExcluirQue samba delícioso.
Beijos
Muito legal sua lembrança, pude sentir o carinho em suas palavras.
ResponderExcluirOlá,Sonica!Passando para desejar-lhe um ótimo e abençoado domingo!
ResponderExcluirBeijosss
Queridas,
ResponderExcluirObrigada por tanto carinho,
Oi Sonica!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário carinhoso.
"E do lado esquerdo do peito no fundo ela ainda me quer bem." Essa moça tá diferente-Chico Buarque.
Chico é um dos meus prediletos assim como para a maioria das pessoas que aqui comentaram.
Suas letras nos conduzem "às delícias de ser gente" e nos fazem sonhar e esperar por um novo amanhecer a esbanjar poesia!
Veja que coincidência, este ano nós duas nos tornamos avós no mesmo mês! Você ganhou um neto na Holanda e eu uma neta (em 23/03) na Alemanha e isto nos faz pessoas especiais pois as avós são a parte doce da vida! Vamos nos remeter de novo ao Chico e cantar:
"Agora eu era o herói e meu cavalo só falava inglês, a noiva do Cowboy era você além das outras três."
Fico feliz em ter mais alguém com quem trocar figurinhas!
Beijos e ótimo fim de semana!
Sinto uma certa implicância com o Chico, algo que não sei exatamente de onde vem. Algumas de suas canções simplesmente despertam-me uma inquietação um desagrado, um incomodo na verdade. Embora eu goste de algumas de suas músicas, a implicancia persiste.... rs Freud, sempre ele, explica... Mas é muito legal como determinados artistas e obras despertam em nós profundas e singelas alegrias, não? Um beijo minha querida e uma linda semana!
ResponderExcluirque show esse texto!!!
ResponderExcluirQuero lhe convidar a ler minha coluna no blog da Radio SAFIRA:
http://radiowebsafira.blogspot.com
Abraços e tenha uma otima tarde!
Oie... que bom que passou lá no blog pra me visitar!!! De que cidade você é??? Não passa filmes legendados aí não? Eu adoro assistir filmes legendados, mas com minha filha, não dá. Ela ainda não sabe ler com agilidade. Então, tem que ser dublado mesmo. Mas vai assistir sim porque vale a pena. O filme é lindo, lindo. Gde bj da Fabi
ResponderExcluirQue lindo, querida. Tão gostoso de ler esse teu post.
ResponderExcluirEu não tive muito contato com Chigo, mas gosto do que ouço dele. "Cálice" é a minha preferida, ou seria "Iolanda"? Sei lá adoro essas duas. e a você tambem.
Beijos
Sonica,
ResponderExcluirTexto mais LINDO!!! Sinceramente, está agora entre meus top five do teu blog.
Nem me peguei ao Chico...Estranho...
Fiquei suuuper emocionada.
beijos
Norita
Oi Sonica... Onde você está??? Sumiu!!! Não escreveu mais, não apareceu mais no meu blog pra me visitar!!! Estou sentindo sua falta, viu. Grande beijo da Fabi.
ResponderExcluir