Há 'tempos' que penso muito no tempo.
Afinal, o que é o tempo?
Afinal, o que é o tempo?
Não sei definir, mas também parece que "nunca dá tempo" (até para definí-lo preciso de tempo)! Ouço muito essa frase, de (quase) todos que conheço.
Eu, particularmente, gostaria de aumentar meu tempo, criar mais tempo; mas, tempo do quê? Para fazer mais o quê?
Na verdade, minha prioridade seria fazer crescer o meu tempo dedicado à leitura!
Na verdade, minha prioridade seria fazer crescer o meu tempo dedicado à leitura!
E me pergunto, às vezes : PQP, por que será que eu gosto tanto de ler? Será fuga? Será TOC? Será neura? Será puro deleite? (...Escolho a última opção...)
Tenho uma fila de livros já comprados, compro mais ainda, e fico querendo ler todos ao mesmo tempo. Estou lendo no momento Ágape, do Pe. Marcelo Rossi, e A Psicanálise dos Milagres de Cristo, de Daniel Duigou (padre, jornalista, psicólogo clínico, além de crítico, que não receia expor sua opinião sobre a sociedade e a Igreja). .
Está sendo mágico, pois estou bem espiritualizada nesse início de ano. Os dois livros se apóiam no Evangelho de São João, O de Duigou é mais reflexivo, pois traz também sua visão psicanalítica. Muito, muito interessante. Uma frase do livro: "João não se dirige a um leitor passivo, e sim, suscita a imaginação desse leitor e, portanto, a liberdade."
Voltando à história do tempo, li no Equilíbrio, da Folha, que a monja budista Coen, disse que "se vc estiver presente no que está fazendo, tem tempo. Se a mente estiver voltada para outras coisas, não. Não dá para brigar com o tempo, porque ele não é algo separado de nós, que está nos escapando. Nós somos tempo,ele é nossa vida. O que importa é o que fazemos com ela." Beleza.
Mas, e a pressa do mundo? As pessoas querem existir na velocidade da tecnologia, mas os ritmos do corpo continuam os mesmos: precisamos das mesmas horas para dormir, para fazer a digestão, e dos 9 meses para um bebê nascer.
O tempo fisiológico não consegue acompanhar o tempo tecnológico.
O tempo fisiológico não consegue acompanhar o tempo tecnológico.
Aí entra outro pormenor dentro na esfera do tempo: a tal da escolha; escolho uma coisa para fazer, e deixo dez para trás, pela falta de tempo. Se escolho errado, paciência, diz a monja: "não é para se lamentar, isso seria perda de tempo. Quem sempre acha que entrou na fila errada e fica mudando para a outra não chega a lugar nenhum.''
No final do" frigir dos ovos", o negócio mesmo é continuar planejando e organizando a vida, talvez sobre mais tempo. "Salve a ordem que a ordem o salvará" já disse Frei I. Larrangaca.
Vou parar por aqui, assim sobra um tempo para ler mais um pouco antes do último capítulo da Passione...
Muito legal teu texto e sempre acabamos arrumando tempo pro que gostamops.
ResponderExcluirEu estou em férias e estou aqui,srrsr beijos,chica
ah eu ja pensei sobre isso..rsrsrs..e gostaria muito de ter mais tempo para tudo que preciso, planejo ou gostaria..rsrs..
ResponderExcluirOi flor
ResponderExcluirAmiga muito bom seu post, olha graças a Deus eu tenho tempo para tudo q quero fazer, mas este tempo consegui dando prioridade as coisas q são mais importante e hj em dia minha saúde é prioridade, este é meu tempo, minha hora, meu momento, depois de mim ai vem filhos, marido, casa...Não adianta vc querer abraçar o mundo, acaba não fazendo nada direito e perdendo ainda mais tempo.
Um belo domingo
Beijoss
Querida,
ResponderExcluirEu preciso de mais teeeeeempo no meu dia.
Nem tempo para escrever estou tendo mais.
Que saco! Mas ainda bem, já pensou se eu tivesse tempo sobrando? Acho que entraria em depressao nesse inverno europeu. É melhor assim sem tempo, assim, só o corpo padece, enquanto a mente rejovenece.
Beijo,linda
Oi querida!
ResponderExcluirPreciso me libertar dessa dimensão de "tempo" sabe ... e dar valor, cada mais concretamente, ao que realmente importa...
nossa, faz bastante tempo que não venho aqui, confesso e peço desculpas. Promessa de ano novo ... voltarei sempre ... saudade daqui!
Oi Sô, como vai? Antes de mais nada, um feliz 2011 pra você e toda sua família. Estou aqui, viu. Ainda com meus altos e baixos, mas estou aqui. Obrigada pela preocupação e carinho. Nem te conheço pessoalmente, mas tenho um carinho enorme por você. Todos que me seguem lá no meu blog, tem muito em comum comigo e por isso são especiais pra mim.
ResponderExcluirFalando do seu texto, você sempre filosofando.... Também estou lendo Ágape. Estou lendo um busca de paz interior e esperança (ando sem as duas, ultimamente). Sabe que o tempo é uma coisa louca mesmo. Relativo, impulsivo, inacessível, mas com os seus devaneios. Quem nunca parou pra pensar no tempo? Como no trava língua: "O tempo perguntou pro tempo quanto tempo tem o tempo. O tempo respondeu pro tempo que não tinha tempo pra falar pro tempo quanto tempo tinha o tempo!" E nós ainda ficamos correndo atrás dele, né. O tempo é intempestivo. Mas é bom pensar sobre ele. Afinal, ele está aí, passando e deixando tudo pra trás.
Grande beijo, saudade e tem post novo lá no meu blog, ok
Amei. Eu sempre tenho TEMPO para o blog da Sonica.
ResponderExcluirbeijos,
Norita