Estava doida para reler, rapidinho, Budapest do Chico. Pensei que já estivesse em cartaz, mas errei. Estou com saudade de cinema, acho que nunca fiquei mais de uma semana sem marcar presença. Hoje vou ver "Divã" ou "Anjos e Demônios", aquele que combinar com meu horário!
Duas frases do livro que me chamaram muito a atenção:
"...aumentei o volume, mas a locução era em húngaro, única língua do mundo que, segundo as más línguas, o diabo respeita."(verdade presenciada)
"...diferente do amor, que extravasa a toda hora, a amizade precisa ter seus diques."( isso é muito Chico, demais!)
Li o livro em 2003, e conheci Budapest agora. Budapest é a junção de duas cidades, Buda (com cadeias montanhosas) e Peste (plana) e mais o Rio Danúbio que divide as duas. É uma cidade pré-histórica (não me lembro se conservo ou não o hífen!), que sofreu com guerras, massacres e destruições, e apesar de ter sido reduzida a escombros várias vezes, sempre teve forças p/ renascer. Ela não faz parte do MCE, tem a sua moeda, e a classifquei como prima em segundo grau de Viena. Porque sim. Recebemos dois mapas-guias (olha o hífen novamente!), um diurno e outro noturno. À noite, a cidade ferve, e durante o dia é um agito bom; gostei da culinária local e a língua é mesmo como disse o Chico; um exagero de acento ortográfico, existem outras letras que não fazem parte do nosso alfabeto e por conta disso tudo a comunicação não é nada fácil.
Um momento ótimo para ser relembrado: estávamos quase perdendo nosso ônibus para voltar à Viena, e eu pedia informação sobre nosso ponto, dizendo como a guia me havia ensinado: "Se vocês se perderem, diga, Please, Platz Elizabeth!", que algúem te ensina o caminho. Eu falava com calma, com voz forte, com raiva, e nada, ninguém me entendia. Parecia que eu havia caído de um disco voador, as pessoas me olhavam e só faziam o sinal de não sei com a cabeça...Foi hilário, sim, mas só depois que sentamos no ônibus com 2 minutos de "adiantamento"; o ônibus partia às 17:15 e sentamos no nosso banco às 17:13...
Se meu marido não estivesse com o mapa, e apontasse o local com o dedo, teríamos "perdido a condução", "comprado um pernoite (ou per-noite????) em Buda, ou Pest?" e "deixado nossa filha completamente descabelada!"
Budapest, tive muito prazer em conhecê-la!
Por que iniciei minhas observações falando de Budapest?????
I don´t know, uow uow uow...
Mama! Que texto brilhante! Amei!
ResponderExcluirBRAVO, BRATISLAVA, O MAIOR FERVO, JUST!
bjs
afyon
ResponderExcluirmuğla
batman
hakkari
artvin
KVİ
yurtdışı kargo
ResponderExcluirresimli magnet
instagram takipçi satın al
yurtdışı kargo
sms onay
dijital kartvizit
dijital kartvizit
https://nobetci-eczane.org/
PFS5W
salt likit
ResponderExcluirsalt likit
dr mood likit
big boss likit
dl likit
dark likit
K4F4JS