Há dias li um texto da Lya Luft, que entre outras reflexões, ela pensou sobre o pensar.
Fiquei com as palavras dela na cabeça, e não parei de pensar.
"Corre-se o dia todo, não dá tempo para pensar. Também, como vou parar pra pensar? São tantas questionamentos, que não consigo ordenar os pensamentos!" Como ouve-se isso!
"Para que questionar a desordem e os males todos, para que sair da rotina, querer descobrir um sentido para a vida, até mesmo curtir o belo e o bom, que talvez existam? Pois, se for ilusão, a gente perdeu um precioso tempo com essa bobajada, e aí, o ônibus passou, a festa acabou, o bar fechou, a mulher fugiu, o marido se matou, o filho...nem falar." (Lya)
Ela termina seu texto, pensando sobre o exagero das medicações que estão entrando na vida de todos, na pílula para dormir, para acordar, para libido, para depressão...
Ler, pensar, refletir podem trazer dor, mas trazem liberdade, coragem, transformação, encantamento na vida e nas ações.
Quem não pensa em parar para pensar, não tem disposição para ouvir.
Quem pensa que o ter é bem mais que o ser, vai continuar pensando em ter felicidade através de aquisições futuras (principalmente em "ter de aparecer"...), e não pensa em ser feliz hoje, com as coisas rotineiras e maravilhosas que Deus presenteia, com um BOM DIA do maridão, com a quentura que traz o Sol, com o cheiro delicioso da chuva, com o almoço gostoso da segunda-feira (em casa!), com a alegria de uma futura mãe ao saber que uma nova vida está para chegar, com a mistura de riso e choro de alguém que abriu um exame e descobriu que está curado de uma doença, com o novo trabalho de um ex-desempregado, com um abraço de um filho, com um telefonema de uma amiga, com a cama de lençol cheiroso, a toalha macia...
Voltando à Lya: "apregoa-se a liberdade, mas somos escravos. Oferecem-nos múltiplos bens, mas queremos mais...em toda esquina novas atrações, mas continuamos insatisfeitos. desejamos permanência, mas nos empenhamos em destruir."
Parar para pensar? Vou parar e pensar, ou melhor, vou pensar em "pensar em parar"...
Mama Sonica, que lindo texto e reflexão!
ResponderExcluirAmei o novo lay out do blog e os peixinhos sao demais!
mil beijos
Oi,Sonica!Td bem?Passando para agradecer sua visita no meu blog, nossa adoro Lya Luft uma das minhas escritoras prediletas ela nos faz pensar, nos faz refletir sobre nossas atitudes, nos desestabiliza e eu gosto disso.
ResponderExcluirJá to te seguindo pra gente não seperder de vista!
Cuide-se!
Uma ótima semana!
Beijosss
A Lya Lyft é ótima! E este texto é uma de suas maravilhosas contribuições para nos levar a pensar.
ResponderExcluirBeijos
OLÁ,
ResponderExcluirAMEI,ÓTIMO TD, É ISSO AÍ... A felicidade ESTÁ ESCONDIDA NO MEIO MAIS SIMPLES DA vida. CABE À NÓS, VIVÊ-LA PLENAMENTE.
BJ
Sonica,
ResponderExcluirImportante a referência à felicidade nas pequenas coisas. Realmente é preciso saber enxergar tudo de bom que nos rodeia, e é preciso saber ser feliz.
Beijo.